terça-feira, 7 de outubro de 2014

APRESENTAÇÃO

No ano de 2014, as instituições educativas da Rede Municipal Pública de Ensino de Belém situadas nos mais diversos recantos da cidade de Belém, bem como em suas ilhas, empenharam-se significativamente para qualificar seus processos de ensino aprendizagem. Destarte, a Secretaria Municipal de Educação do Município de Belém – SEMEC – alinhada com o compromisso de promover uma educação de qualidade onde crianças, jovens e adultos possam se tornar cidadãos mais comprometidos e conscientes realiza a 12ª Mostra de Saberes: o 3º Colóquio Municipal de Educação e o 2º Seminário: Práticas de Alfabetização - SEMEC/PNAIC.
A 12ª Mostra de Saberes se constitui como um espaço de socialização da produção do conhecimento contextualizado nas mais variadas práticas educativas realizadas no âmbito da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos, do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos [Projeto Mova-Brasil], da Educação do Campo [Educação Ribeirinha], bem como na área Ação Social com as ações do Pro Jovem que garantem ao município de Belém diversos atendimentos socioeducativos.

 OBJETIVOS

Geral:

Fomentar e compartilhar as experiências pedagógicas e culturais desenvolvidas pela comunidade escolar nos espaços da Rede Municipal de Ensino e das ações do Pro Jovem

Específicos:

• Oportunizar a socialização de saberes e práticas educativas da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Mova-Brasil e projetos vinculados a Secretaria Municipal de Educação e o Pro Jovem.

• Estimular a habilidade da apreciação estética através de trabalhos e apresentações artísticas e culturais desenvolvidas para a 12ª Mostra de Saberes da SEMEC.

• Estimular a prática de montagem de apresentações nas diversas linguagens artísticas: dança e cênica (corporeidade), visual, musical e audiovisual para a participação em diversos eventos que poderão ocorrer posteriormente.

• Divulgar ações e os diversos projetos das escolas da Rede Municipal de Ensino de Belém; 

PUBLICO ALVO 

• Educadores e Educandos da SEMEC, Comunidade e demais interessados.

PERÍODO E HORÁRIO

 • 17 de novembro de 2014 – 15h às 21h. • 18 e 19 de novembro de 2014 – 09h às 21h. LOCAL • Boulevard das Feiras (Galpão 03 da Estação das Docas) e Teatro Maria Silvia Nunes.

ORIENTAÇÕES GERAIS 
Da organização e realização do evento

1- A 12ª Mostra de Saberes da Secretaria Municipal de Educação de Belém, 3º Colóquio Municipal de Educação e o 2º Seminário: Práticas de Alfabetização - SEMEC/PNAIC será desenvolvido por meio de Exposição visual em stand, comunicações orais, comunicações em banner, palestras, apresentações culturais e exibição de vídeos.

2- As temáticas previstas para as comunicações orais e exposição visual, bem como seus respectivos avaliadores - Técnicos Pedagógicos da Diretoria de Educação – são:



 Das apresentações – Comunicação oral

  •  a. A comunicação oral deverá ser apresentada no tempo máximo de 15 minutos, auxiliada por slides em Power Point formato 97-2003 ou 2010 com cópia EXCLUSIVAMENTE em pen drive, a ser entregue à comissão organizadora no início de cada sessão. Não serão aceitas apresentações que forem gravadas em outras mídias ou outro formato.
  • b. O debate sobre as comunicações apresentadas ocorrerá no final de cada sessão com a presença de um mediador que discutirá sobre as temáticas apresentadas;
  • c. Caso haja utilização de imagens de alunos menores de 18 anos na comunicação oral, as mesmas deverão ser identificadas (nome do aluno, Ciclo de Formação, escola, autor, ano) e devidamente autorizadas pelos responsáveis dos menores, anexando-se a cópia desta autorização no documento de inscrição do evento;
  • d. Se houver exibição de vídeo durante a comunicação oral este não poderá ultrapassar tempo limite de 04 minutos de exibição, e o mesmo deve ser informado no ato da inscrição obedecendo às normas estabelecidas no quesito “e” abaixo.
  • e. Cabe ressaltar que o tempo do vídeo está inserido dentro do limite máximo de 15 minutos estabelecido por comunicação oral, e o mesmo deverá ser gravado em pen drive e inserido no Power Point de apresentação.
  • f. Poderão se inscrever no evento todos os autores que desenvolveram o projeto, sendo que até somente três desses autores poderão realizar a comunicação oral do referido projeto. A escolha dos comunicadores será definida por cada Instituição.

3- Dos recursos disponíveis durante as comunicações orais: a. Datashow, notebooks com entradas USB, reprodutor de vídeos, caixas de som e microfones.

Da apresentação cultural

4- A apresentação cultural deverá ser organizada, apresentada e concluída dentro do tempo de 15 minutos respeitando o estabelecido pela coordenação do evento.

5- A identificação e organização do release da apresentação cultural deverão conter os seguintes itens:
       a. . Espaço Educativo/Escola.
       b. Título da apresentação
       c  Professoras (es) responsáveis e/ou equipe.
       d. Turma/Ciclo de Formação.
       e. Faixa etária dos alunos.
       f. Número de alunos (no máximo 20)
       g. Especificação da apresentação cultural (dança, música, teatro, reconto, poesia, performance                   etc.).
        h. Informar sobre os recursos necessários.
      Observação: O documento para a efetivação das inscrições deverá ser de 01 lauda. RELEASE:         deve explicitar como surgiu a proposta (a qual projeto está vinculada), descrever em síntese as              vivências (processo de elaboração) construídas no Espaço Educativo até a socialização deste                trabalho. O release deverá ser elaborado de acordo com esta orientação.

Da exposição dos trabalhos nos stands

6- Plano de exposição dos stands:
  •    a. Identificação da escola
  •    b. Título;
  •    c. Objetivo das ações;
  •    d. Síntese das ações mais significativas desenvolvidas;
  •    e. Disciplinas envolvidas e turma(s) atendida(s);
  •   f. Expor os trabalhos desenvolvidos na escola, através de vídeo (com tempo máximo de 5 minutos,          em formato AVI), fotos, falas significativas, imagens, maquetes, entre outros.
  •    g. A escola deverá levar o seu próprio Datashow, computador e extensão elétrica.
  •   h. A escola deverá planejar a exposição dos trabalhos considerando o espaço de stands proposto             pela SEMEC para cada distrito, visto que um único stand será utilizado por várias escolas. As             UPs ficarão nos mesmos stands de suas respectivas sedes.
  •    i. A montagem dos stands será somente no dia da mostra (17/11/2014) no horário de 8h às 12h. 7-        Materiais e apresentações a serem expostas nos Stands: a. Banner; b. Mural; c. Maquetes; d.                Vídeos; e. Slides; f. Declamações de poemas; g. Exposição oral h. Contação de histórias; i.                  Composições plásticas;

Das inscrições
 8- Poderão se inscrever no evento todos os espaços educativos da Rede Municipal de Ensino e todos os níveis e modalidades de ensino ofertadas pela SEMEC;

9- As inscrições no evento serão para a realização de comunicações orais, apresentações em pôsteres, apresentações culturais e exposição em stands, e deverão ser feitas através de preenchimento de ficha de inscrição no Blog da Mostra de Saberes da SEMEC – 2014;


  • a. Para a inscrição na categoria comunicação oral, além do preenchimento da ficha no blog da Mostra, deverá ser encaminhado ao e-mail mostradesaberes.semec@gmail.com resumo expandido do trabalho com no mínimo 02 laudas e no máximo 04 laudas, contendo TÍTULO, NOME DO (S) AUTOR(ES), ESCOLA, palavras-chave, imagens, referências bibliográficas e breve currículo do (s) autor (es). O E-MAIL encaminhado à inscrição deverá conter em seu título o nome da TEMÁTICA o qual o trabalho está sendo submetido. OBS: caso o trabalho seja sobre formação continuada, o título do e-mail deverá ser FORMAÇÃO CONTINUADA.


10- O resumo expandido obrigatoriamente deverá obedecer às normas vigentes da ABNT e as seguintes especificações de redação abaixo:
  •   a. Arquivo em Word: extensão documento do word (doc.). Documentos em outros formatos   de  arquivo não serão avaliados.
  •   b. Papel: formato A4 (21cm x 29,7cm).
  •   c. Margem: as margens das páginas devem obedecer ao seguinte layout: margem superior e     esquerda 3,0 cm, margem direita e inferior 2,0 cm, espaçamento 1,5 cm.
  •  d. Título: fonte  arial, corpo 14, caixa alta (maiúscula), negrito, centralizado. Separar o título do resumo  expandido do nome dos autores por duas linhas em branco com espaçamento entre linhas 1,5 e espaçamento 0 (zero) pt antes e depois.
  •  e. Autores: fonte arial, corpo 12, alinhado a direita. Nome de autores por ordem alfabética acrescentando a formação de cada autor e sua instituição (escola). Obs: Inserir após a referência bibliográfica, no final do trabalho, currículo resumido dos autores com parágrafo de no máximo 06 linhas obedecendo ao corpo do texto.
  •  f. Texto: o corpo do texto deve ser em fonte arial, corpo 12, justificado, espaçamento entre linhas 1,5.
  •  g. As citações em até 03 linhas deverão vir no corpo do texto obedecendo às normas da ABNT. Ex: “A música pode ser interpretada como tendo um vocabulário” (GRAHAM, 1997, P. 121). A partir de 03 linhas as citações deverão vir fora do corpo do texto com recuo de 4,0 cm do lado esquerdo, fonte arial, tamanho 11, obedecendo às normas da ABNT acima exemplificadas.
  •  h. Subtítulos no corpo do texto: fonte arial, corpo 12, negrito, alinhamento à esquerda.
  •  i. Imagens: dispostas no corpo do texto, entre parágrafos. Número máximo 02 (duas), podendo ser coloridas ou em P&B, com as seguintes configurações: formato jpg, com resolução mínima de 72dpi e máxima 150dpi, tendo tamanho de 7x5 cm (mínimo) ou 10x15 cm (máximo). Alinhamento centralizado. As legendas das imagens devem ser indicadas logo abaixo das mesmas contendo suas informações (especificações, autor, ano), com fonte arial, corpo 10, alinhamento centralizado, entrelinhas 1,5.  
  •  j. Notas: formatadas como notas de rodapé e ter o formato dos números em algarismo arábico. Fonte arial, corpo 9, alinhamento justificado, entrelinhas simples. Referências: Após o final do resumo expandido, pular duas linhas, entrelinhas 1,5. Deve conter as seguintes especificações: fonte arial, corpo 11, alinhamento à esquerda, entrelinhas simples. Obs: Consultar as normas da ABNT NBR 6023. EX: FOUCAULT, Michel. A coragem da verdade: historia das violências nas prisões. Petrópolis: Editora Vozes, 2009. ÚNICO: As dúvidas em relação ao texto poderão ser esclarecidas com a comissão organizadora da XII Mostra de Saberes da SEMEC. Os textos enviados serão publicados nos Anais da referida Mostra. Não serão aceitas durante a Mostra as apresentações de banners, pôsteres e comunicações orais sem antes serem enviados os solicitados resumos expandidos.

  •   k. O período de inscrição para as comunicações orais e pôsteres, apresentações culturais e planos de exposição dos stands será de 09/10/2014 até o dia 27/10/2014(Prorrogado para 30/10/2014);
  •      l. Não serão aceitas inscrições após este período;
  •     m. O resultado dos trabalhos selecionados será divulgado no Blog da Mostra de Saberes da SEMEC 2014, (semecmostradesaberes.blogspot.com), no dia 31/10/2014(Prorrogado para até o dia 07/11/2014 ).

11- As Escolas e Unidades de Educação Infantil poderão inscrever até 02 (dois) trabalhos para comunicação e 01 (um) trabalho em formato pôster, 02 (dois) trabalhos para apresentação cultural e 01 (um) plano de exposição de stand;

Da avaliação e seleção dos trabalhos

12- A análise e seleção das comunicações orais e apresentações em formato pôster serão realizadas por uma comissão constituída por Técnicos da SEMEC/DIED, ETEI, ETEF, EJA, NIED, CRIE, Projeto MOVA-Brasil e Pró-Jovem e Centro de Formação de Professores, no período de 28 a 31/10/2014 (Prorrogado para 03/11/2014 a 07/11/2014) de acordo com os seguintes critérios:

  •  a. Pertinência ao tema; 
  •  b. Fundamentação teórica e metodológica; 
  •  c. Relevância pedagógico-curricular do trabalho desenvolvido com os alunos.   
  •  d. Relevância socioeducativo e cultural.

13- A análise e seleção das apresentações culturais serão realizadas por uma comissão constituída por Técnicos da SEMEC/DIED ETEI, ETEF, EJA, NIED, CRIE, Projeto MOVA-Brasil, Pró-Jovem e Centro de Formação de Professores no período de 28 a 31/10/2014 de acordo com os seguintes critérios:

  • a. Criatividade, originalidade, expressividade, composição cênica (indumentária, cenário), Linguagens e temáticas diversificadas: musical, gestual, corporal, poesia etc. 
  • b. Ressaltamos que para esta modalidade a inscrição é opcional. 
  • c. Adequação ao espaço físico.  
Considerações Finais

 14- Cada espaço educativo será responsável pela organização de seus alunos e alunas, professores, pais e interessados, além do material necessário para a comunicação oral e apresentação cultural.

15- As escolas com trabalhos selecionados sejam de apresentações culturais ou comunicações orais e banners, poderão ser liberadas, a critério da Secretária de Educação, para se fazerem presentes no dia de suas apresentações a fim de prestigiarem os trabalhos de sua unidade escolar, bem como de outras escolas. Por outro lado, as Hp’s dos professores poderão ser realizadas nos dias de conferências de abertura e durante os dias da Mostra de saberes.

16- Serão emitidos certificados para as comunicações.

17- Os casos omissos serão deliberados pela coordenação da Mostra.

A Comissão organizadora;

Nenhum comentário:

Postar um comentário